Como acabar com o turnover: corte o mal pela raiz!
No mundo, apenas 13% dos colaboradores se sentem engajados no trabalho, segundo pesquisa recente da Gallup (instituição referência em pesquisas na área).
Mas por que esse tema é tão importante? Afinal, a satisfação da pessoa com o trabalho é só significativa para ela. Pois bem, é aqui que a grande parte dessas empresas, como as pesquisadas pela Gallup, se atrapalha. O colaborador mais criativo, engajado e verdadeiramente feliz tende a se doar e entregar mais e melhor do que o esperado. Em um cenário macroeconômico ruim, esses são fatores que fazem a diferença no balanço final de cada organização esclarece Daniela Junqueira Segre, líder de consultoria em talento e engajamento da Aon Brasil. Você sabe identificar por que seus talentos estão indo embora de sua empresa? O que eles buscam encontrar em outra empresa e que você não oferece? Realmente não é uma tarefa fácil. Mas estamos aqui para te ajudar com algumas dicas práticas para começar a desvendar esse monstro que assombra até os gestores de pessoas mais bem-sucedidos!
1 - Faça um diagnóstico organizacional: entenda sua empresa; como as pessoas se relacionam; quais as principais queixas e fortalezas. Este é o momento de coletar o máximo de informações possível.
2 - Aproxime-se da liderança. Eles são os responsáveis por levar o time para cima ou para baixo, ouça-os e ofereça-lhes mentoria.
3 - Saiba o que faz os colaboradores felizes, o que os mantém dentro da organização, e para isso conheça nossa plataforma HIM. Com ela, você terá informações assertivas do que faz o seu colaborador feliz e poderá, assim, criar estratégias eficientes.
4 - Esteja por dentro das estratégias da empresa e garanta que toda a companhia também o esteja.
5 - Desenhe um plano estratégico de desenvolvimento de pessoas atrelado ao propósito de vida e carreira dos colaboradores, trazendo para perto colaboradores potencialmente alinhados com as estratégias no negócio.
Naiana Burgon
Especialista em Recursos Humanos